Tudo o que você precisa saber sobre captação de alunos

  24/Nov

Diante ao cenário do mercado atual, muitas instituições de ensino se depararam com a necessidade de pensar em novas formas para reter e captar novos alunos a cada ano.  Fatores como a forte concorrência, programas do governo como o Fies e Sisu têm contribuído para o esvaziamento de estudantes nas salas de colégios e faculdades privadas.


Para contornar essa situação, essas instituições de ensino estão buscando estratégias de marketing digital. Confira abaixo as principais ferramentas que, trabalhadas de maneira correta, podem trazer a solução que o seu negócio precisa.


Confira dois exemplos práticos de sucesso atendidos pelo Grupo Emedia:


Como dobramos o número de matrículas na faculdade FACSUM em apenas 3 vestibulares
Uma estratégia de SEO que gerou 3 mil leads em 5 dias


Inbound Marketing

As pessoas vivem conectadas dia e noite à internet e são por meio de canais virtuais que, na grande maioria das vezes, elas se informam e interagem com tudo aquilo que gostam e precisam. Nesse raciocínio, você como instituição de ensino, deve usar isso a seu favor e chegar até o seu público alvo, alunos e pais, de forma natural. É nessa hora que os conceitos de Inbound Marketing entram em ação. Por meio de estratégias bem pensadas, você irá ajudar o seu candidato a escolher de forma consciente a sua faculdade. Veja alguns exemplos dessas estratégias abaixo:


- Produção de conteúdo

Você precisa produzir um conteúdo direcionado a pais e alunos de forma relevante para eles, que destaque a atenção desse público fornecendo a eles informações básicas que eles buscam saber na hora de encontrar uma instituição de ensino para se matricular. Quanto mais interessante for o conteúdo produzido, melhor melhor será o seu posicionamento em relação à concorrência, aumentando assim as possibilidades de matrículas. Veja aqui como fazer o planejamento de conteúdo para sua instituição.







- SEO

Logo quando você começar a escrever o conteúdo sobre o seu negócio de ensino, já pense em estratégia de otimizá-lo por meio de mecanismos de busca, usando as palavras-chave que melhor refletem as dúvidas do seu público, assim será bem mais fácil atrair a atenção de pais e alunos. Utilize essas palavras-chave nos conteúdos que produzir, nas URLs do seu site, nos títulos de página, nas imagens, vídeos e demais elementos do seu site.

- Mídias Sociais

Estar presente nas redes sociais é fundamental para você ampliar a visibilidade de sua instituição, afinal, muito provavelmente a maioria dos seus alunos estão conectados 24h nesses canais. Entenda as características de cada mídia e adapte o seu conteúdo a ele. Mantenha a sua página sempre atualizada e interaja com os seus seguidores.

- Captação de Leads

Após os seus alunos e pais estarem cientes sobre a sua instituição, você deve trabalhar formas de envolvê-los, trazendo-os mais para perto. Para isso, desenvolva conteúdos especiais, como e-books, whitepapers, infográficos e outros formatos atrativos para converter os visitantes de sua página em leads. Uma dica é criar landing pages.


Encontre mais informações sobre Inbound Marketing em nossos posts:

4 táticas matadoras para o planejamento de inbound marketing

5 razões para sua empresa investir em Marketing de Conteúdo


Google Adwords e Facebook Ads: ferramentas para aumentar seus resultados

Uma outra forma de potencializar todo o conteúdo digital de sua instituição garantindo que ele chegue para um maior número de pessoas é investindo em mídias pagas, como o Google AdWords e no Facebook Ads. É preciso definir um objetivo e fazer um planejamento estratégico com base nos resultados que você quer alcançar.

Porém, ao investir em mídia paga e atrair as pessoas para a sua página, é fundamental disponibilizar alguma ferramenta para que esse público seja convertido em leads, senão ele vai apenas entrar em seu site, vai embora e então o seu investimento terá servido para que? Pense nisso e não cometa esse erro grave.



Quero melhorar os resultados da minha empresa

 

Investir em estratégias de marketing digital na sua instituição de ensino certamente fará toda a diferença nesse mercado competitivo em que estamos inseridos. Em meio a  tantas informações que chegam até nós a todo o momento, você deve se fazer presente o ano inteiro, não só no período de matrículas.

Métricas

Após colocar em prática todas essas dicas, utilizar as ferramentas certas quando forem convenientes, você vai precisar monitorar frequentemente os resultados, pois será a partir deste acompanhamento que vai ser possível fazer ajustes em suas estratégias, ver quais funcionam melhor, como e quando.  

Confira ainda:

4 dicas para mensurar resultados de instituições de ensino

O que são KPIs e porque eles são essenciais para sua empresa

Como analisar o retorno do meu site?

O trabalho de captação de alunos precisa ser contínuo e eficiente, por meio de conteúdos relevantes ao seu público para que, quando chegar a época de matrículas, ele já se sinta familiarizado, engajado com o seu negócio de ensino, e sabe que na sua instituição ele vai encontrar o que procura. Isso vai servir não só para captar o aluno como também para reter aqueles que já estão com você, afinal você deve reconquistá-los sempre para que só saiam dali com o diploma na mão, no fim do curso, e não o abandonem antes.

 

O Grupo Emedia conta com uma completa equipe de profissionais pronta para ajudar a sua instituição de ensino a se destacar no mercado alcançando os melhores resultados. Agora que você já viu como o marketing digital pode te ajudar na captação de novos alunos, venha desenvolver as suas estratégias conosco! Entre em contato com um de nossos consultores para saber mais!