Entrevista André Siqueira: driblando a crise com Inbound MKT

  27/Jul

Para se destacar no mercado em um momento de crise, as empresas precisam cada vez mais buscar não só estratégias inovadoras, mas também compreender como encontrar e dialogar com seu público. Diante disso, as empresas se movimentam para criar estratégias de manutenção e crescimento dos resultados – o marketing de conteúdo disponta como um dos principais canais de comunicação entre empresa e seu público.

 

O Inbound Marketing é uma dessas estratégias que já compreendeu que o processo de marketing hoje é um diálogo e por isso, entregar um conteúdo, criativo, informativo, atraente e principalmente, que seu público tenha interesse em consumir é fundamental. Em outras palavras, o Inbound Marketing quer mandar a mensagem certa, no momento certo para ajudar seu cliente no processo de decisão de compra.

 

Utilizando exatamente a mesma estratégia que vende para seus clientes, a Resultados Digitais registrou um crescimento de 580% no último ano graças ao Inbound Marketing. O co-fundador empresa, André Siqueira, esteve em Belo Horizonte e gravamos uma entrevista exclusiva com ele. Confira a seguir as dicas e insights de um dos maiores empresários do marketing digital da atualidade:







 

 

Grupo Emidia: O que é Inbound Marketing e como as organizações podem se beneficiar disso?

André Siqueira: O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que surgiu no mercado americano mas que tem crescido muito no Brasil e atua como as respostas para os desafios que a comunicação vem enfrentando atualmente. Nos últimos anos, com o crescimento da internet, com novas formas das pessoas se informarem, se divertirem é possível compreender que o comportamento das pessoas mudou muito. Hoje não estamos limitados aos poucos canais de antigamente ( Rádio, TV). As opções são muito maiores.

                                 

G.E:O que mudou na maneira das pessoas interagirem com as mídias e a publicidade na era pós digital? Como o Inbound Marketing pode ajudar?

André Siqueira: Hoje as coisas funcionam de uma forma diferente. Quando preciso aprender mais sobre algo ou simplesmente me divertir, na maioria das vezes eu acabo entrando na internet, seja para pesquisar algum tópico no Google ou acessar as Mídias Sociais para saber o que as pessoas estão falando ou pergunto a opinião dos meus amigos. Nesse contexto, as pessoas detêm o controle sobre a informação. Um exemplo disso são os 5 segundos de publicidade antes de assistir algum vídeo no Youtube. Como temos acesso e escolhemos a informação, esses 5 segundos parecem uma eternidade. Nesse contexto, as empresas precisam encontrar uma forma nova de se comunicar com seu público. O Inbound Marketing vai dar informações ao público, ajudá-los em possíveis problemas que eles tenham, e usar isso como uma forma de atrair esse público. As empresas estão entregando materiais que ajudam nessas dúvidas, materiais que elas possam compartilhar nas mídias sociais. Assim é possível conhecer sua audiência em um processo de vendas mais informativo, interativo.

 

“Utilizando as ferramentas adequadas, torna-se totalmente mensurável você descobrir quem é o seu cliente, entrar em contato com ele, saber exatamente qual o ponto da decisão de compra em que ele se encontra”,

 

G.E: Qual é o perfil do profissional que este novo cenário demanda?

André Siqueira: Esse novo modelo de marketing demanda algumas diferenças no perfil dos profissionais. A pessoa que produz o conteúdo precisa ter o conhecimento de escrita, sobre o que a empresa faz e também o conhecimento de negócios ( o que o público busca, os problemas enfrentados etc). Além disso, esse profissional deve saber dialogar com as várias mídias que temos hoje: Facebook Twiter, Google e entender as regras de boa prática e formas de atingir o público. Por isso tudo, esse profissional é bem raro no mercado.

 

G.E: O conteúdo de fato ajuda na decisão de compra? De que forma ele faz isso?

André Siqueira: Seth Golding, um profissional de marketing super conceituado nos Estados Unidos tem uma frase que diz: “O conteúdo é a última forma de marketing que existe.” A produção de conteúdo te ajuda a se mostrar como autoridade, no sentido de que entende dos problemas do seu cliente e sabe como resolver. Além disso, o conteúdo tem a proposta de deixar de ser algo intangível. Utilizando as ferramentas adequadas, torna-se totalmente mensurável você descobrir quem é o seu cliente, entrar em contato com ele, saber exatamente qual o ponto da decisão de compra em que ele se encontra, ou seja, o retorno é muito mensurável. Numa outra mão, o conteúdo ainda trabalha o potencial cliente na medida de fazê-lo entender o problema que tem e quais as soluções possíveis, atuando como um criador de demanda.


G.E: Quais os elementos necessários para uma estratégia vencedora de Marketing Digital?

André Siqueira: Uma estratégia vencedora consegue entender de fato como o cliente se comporta, para então conseguir gerar um relacionamento freqüente com ele e conseguir entregar o conteúdo certo, no momento certo em que ele precisa. Uma vez entregando o conteúdo no momento em que o cliente precisa, é possível planejar a hora certa de se fazer uma proposta, a hora certa para explicar um tópico em especial ou qual é a objeção que seu cliente tem para que possa ser contra argumentada com o conteúdo. Essas práticas potencializam as vendas.

 

Esse é um caminho sem volta. Essa mudança de cultura nas empresas é cada vez mais crescente na medida em que os resultados com o marketing tradicional estão cada vez mais abaixo das metas.”

 

G.E: E quais os erros mais comuns nas estratégias traçadas?

André Siqueira: O maior erro é não entender o seu público, quais tipos de assunto o interessam. Temos que ficar atento aos detalhes operacionais que precisamos levar em consideração. Existe uma outra frase famosa no universo do marketing que diz: “Produção de conteúdo sem venda, é só publicação gratuita.”

 

G.E: Qual a melhor dica para quem deseja ingressar na prática de Inbound Marketing?

André Siqueira: O Inbound Marketing é uma estratégia eficaz para quem quer escapar da crise. Investir em Inbound Marketing é uma boa forma de agir na contramão deste processo. A Resultados Digitais registrou um crescimento de 580% no último ano com base nessa estratégia. Primeiramente é necessário entender como o Inbound Marketing se encaixa com seu negócio. Para quem tem uma equipe In House seria necessário capacitar os profissionais ou contar com um serviço de consultoria. Mas caso não tenha isso não deve limitar este investimento, há também a opção de contratar uma agência especializada. Esse é um caminho sem volta. Essa mudança de cultura nas empresas é cada vez mais crescente na medida em que os resultados com o marketing tradicional estão cada vez mais abaixo das metas.

 

Soluções na medida certa

 

Pioneiro no desenvolvimento de soluções digitais para negócios em Minas Gerais, o Grupo E-midia acredita no poder do conteúdo para alavancar os empreendimentos. “As estratégias digitais personalizadas são a principal alternativa, a mais atual e rentável, para alavancar as vendas das empresas, principalmente diante do novo contexto econômico no qual vivemos”, afirma o sócio-diretor do Grupo E-midia, Diogo Garcia.  Além das estratégias de marketing de conteúdo, o Grupo E-midia conta com os serviços de desenvolvimento de sites, links patrocinados, consultoria SEO, entre outros. Acesse aqui a lista com a descrição de nossos serviços.

Para ajudá-lo no entendimento desse novo contexto, e na criação de suas estratégias, disponibilizamos uma série de materiais gratuitos para download, que podem ser encontrados aqui.