Determine os melhores KPIs de acordo com seus objetivos

  11/Mai

Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar basta. Por isso é muito importante definir no início do planejamento de uma campanha, qual ou quais objetivos sua empresa espera conquistar com as ações de marketing digital programadas para determinado período.

Dentro de uma única campanha existem inúmeros indicadores de performance, KPI’s que podem ser analisados. Tudo aquilo que é proveniente do meio online pode ser mensurado e medido e com base no retorno do que foi investido em cada ação. Os chamados KPI`s (Key Performance Indicator ou Indicadores Chaves de Performance em português) são indicadores, métricas e todo tipo de informações utilizadas pelo marketing digital para mensurar dados.

Saiba mais no nosso post: “O que são KPI’s e porque eles são essenciais para sua empresa”. Mensurar todo o esforço feito pela equipe de marketing é o que leva qualquer empresa ao resultado esperado. Mas quais são os melhores KPI’s para o seu negócio? Uma agência de marketing digital de alta performance trabalha para que esses indicadores sejam apresentados como a principal ferramenta de comprovação de desempenho. Através dessas métricas, todo o trabalho desenvolvido pode ser analisado e estudado para que melhores objetivos sejam atingidos.

Mas para alcançar melhores resultados, as agências e empresas devem saber identificar os KPIs corretos de acordo com cada objetivo da campanha e conforme as características de cada plataforma utilizada na sua estratégia.

Escolher o objetivo corretamente é o primeiro passo para o sucesso

Uma empresa faz marketing para gerar algum tipo de resultado. Qual resultado sua empresa espera conquistar através de uma campanha ? Abaixo listamos alguns objetivos que são mais comuns para que você possa organizar suas metas para resultados:   - Gerar mais vendas - Captação de leads - Inscrições em páginas de formulário - Aumentar o número de visitantes no site - Baixar um ebook ou algum material rico de conteúdo - Solicitar um orçamento - Divulgar uma empresa - Divulgar um produto ou serviço

Como combinar KPIs com os objetivos da sua campanha

Agora que você definiu muito bem os objetivos de sua campanha de marketing digital, vamos entender os principais indicadores de desempenho KPIs para que possamos mensurar se os resultados estão satisfatórios ou não. Os principais indicadores são:

ROI – Retorno sobre o investimento ROI, sigla que vem do inglês Return On Investment, ou Retorno Sobre o Investimento, é um KPI que mostra quanto de retorno financeiro sua campanha está gerando para a empresa. O ROI é calculado subtraindo o total de investimento nas campanhas do total de receitas gerado com as vendas e dividindo o resultado dessa conta pelo total de investimento das campanhas novamente (Receitas – Investimento / Investimento). Essa conta pode ser realizada juntando-se todo o resultado da campanha ou para mensurar o desempenho de cada canal de marketing digital.

Imagem

Taxa de Conversão A taxa de conversão é o percentual de pessoas que entraram em seu site e que realizaram uma ação específica que estava definida em seu objetivo. Por exemplo se você definiu que seu objetivo era gerar mais leads, você deve dividir o total de leads gerados pelo total de pessoas que acessaram o site durante o período analisado e dividir por 100.

Imagem

Custo por Lead, Custo por Ação ou Custo por Aquisição Para ficar mais didático, juntamos nesse tópico os indicadores de desempenho de custo por resultado, ou seja, quanto custou gerar um lead, uma ação como download de um material ou uma aquisição como uma venda.

Basta você dividir o valor investido em marketing pelo total de ações realizadas que você vai obter o CPA (custo por aquisição) da sua campanha.

Imagem

Este indicador é muito importante para saber quanto esta custando cada ação que você determinou nos objetivos da sua campanha e se esse CPA está rentável ou melhor que nas campanhas anteriores. Já falamos sobre os objetivos das campanhas e dos principais indicadores de desempenho para que você possa combinar de maneira correta e fazer uma interpretação de dados precisa sobre o desempenho de suas campanhas. Neste momento, é importante ressaltar que você só pode gerenciar aquilo que pode medir, portanto coloque em prática tudo que aprendeu com esse post e obtenha mais resultados gastando muito menos.

E se quiser uma ajuda para implementar essas e outras estratégias de marketing digital de alta performance, vamos bater um papo sem compromisso. Deixe seus dados aqui e fale um pouco mais sobre sua necessidade para que possa te ajudar!