5 Dicas para otimizar campanhas no Google Analytics

  11/Jan


Uma das maiores vantagens de otimizar campanhas no Google Analytics é a gama de possibilidades de análise que ele leva à empresa. Através dessa poderosa ferramenta, é possível mensurar os resultados de qualquer canal que tenha levado visitantes ao seu site. Sendo assim, as análises podem ser feitas separadamente, fornecendo dados que comprovem quais desses canais estão surtindo maior efeito.

Por saber que o monitoramento constante de dados é essencial para sua empresa, procuramos sempre educar o mercado sobre as melhores práticas no marketing digital. Por isso, sempre produzimos posts e materiais educativos sobre o tema. Alguns exemplos são:

 O que são KPIs e porque eles são essenciais para sua empresa

Determine os melhores KPIs de acordo com seus objetivos.

como medir o sucesso de uma campanha através dos KPI's

 Você já aprendeu como medir o sucesso de uma campanha através dos KPI's, agora é hora de usar esse conhecimento para melhorar as entradas do fluxo, focando onde o retorno está sendo maior e de melhor qualidade, gerando um relatório geral do tráfego do seu site.

 Descubra como otimizar campanhas no Google Analytics

 1. Tenha o Adwords como forte aliado

Uma das maneiras de otimizar campanhas no Google Analytics é trabalhar em conjunto com um uma forte ferramenta: o Adwords, fazendo com que os relatórios tornam-se completos, abrangendo todos os níveis e dando uma visão geral do que está acontecendo durante o processo.

 Saiba mais em: Guia rápido: como funciona o Google Adwords

Adwords: criando campanhas eficientes para qualquer segmento.

 Como já falamos em outro post, é possível identificar a origem dos seus acessos com o Google Analytics. Além disso, também é possível analisar com maiores detalhes, o público a ser atingido, principalmente quando falamos de trabalhar com remarketing, uma estratégia bastante utilizada atualmente.

 Pois, ao segmentar o alvo, é possível criar peças e conteúdos específicos para agregar valor à marca, oferecendo conteúdos relevantes e focados nos perfis encontrados.

 2. Configure suas metas e acompanhe o fluxo dos seus visitantes

É preciso saber qual o número de conversões que suas campanhas estão gerando para o site. Cada dado pode entrar nas suas análises, seja pelas visualizações de vídeos, preenchimento de formulários ou o tempo de permanência em determinada página.

Além disso, suas avaliações servem para identificar as brechas que fazem com que o seu possível cliente desista da compra em momentos distintos, focando sempre nas melhorias possíveis para que a conversão seja efetivada.

 Saiba mais em: Como analisar o retorno do meu site?

 3. Identifique o desempenho das suas campanhas sazonais

 Muitas vezes algumas empresas cometem o erro de basear suas metas e objetivos em anos anteriores, mas esquecem que alguns períodos demandam campanhas sazonais.

 Ficar atento a datas como dia das mães, carnaval e páscoa, por exemplo, para que os mesmos (ou novos) erros não sejam cometidos. É extremamente necessário que novas estratégias sejam lançadas, observando corretamente os pontos fracos e fortes de campanhas anteriores e até mesmo de campanhas que coincidam com as datas de pico nos negócios.

 Analisar sua persona e o comportamento dela no ano anterior abre caminhos para campanhas capazes de atingir os resultados esperados.

4. Faça experiências com teste A/B

Mas o que é isso? Talvez seja a principal pergunta daqueles que ainda não estão familiarizados com a forma de otimizar campanhas no Google Analytics. Mas não se preocupe, é mais simples do que parece.

Os teste A/B nada mais são do que a criação de landing pages diferentes com um mesmo objetivo, sendo assim, o Google Analytics irá gerar relatórios de acordo com as visitas realizadas, dando à você informações sobre qual layout e comunicação serão capazes de atrair mais visitantes.

Mas, lembre-se de fazer uma alteração de cada vez, além de criar um objetivo, pois, só assim é possível analisar o que foi efetivo para sua campanha.

Quero melhorar os resultados da minha empresa

 
5. Crie relatórios personalizados

 Mesmo que existam muitos concorrentes diretos ou secundários, cada empresa é única. Suas metas e objetivos são traçados única e exclusivamente para focar nos seus negócios.

Obtenha relatórios diários, semanais ou mensais, do modo que julgar necessário para o acompanhamento das suas métricas dentro de determinada campanha. É através desses dados que você conseguirá obter sucesso e os resultados esperados.

Confira nosso infográfico sobre “As melhores ferramentas para mensurar resultados”.

Imagem

#DICA: defina qual é o propósito do seu site, utilize o Google Analytics da melhor maneira e saiba como chegar o mais próximo possível dos problemas das suas personas. As métricas irão te ajudar a mensurar os resultados.

 Quer traçar caminhos que te levarão ao sucesso, alavancando cada vez mais suas vendas? Entre e contato com a gente, e juntos, descobriremos qual a melhor estratégia de vendas para o seu negócio.