Como montar o calendário de conteúdo para campanha eleitoral

  31/Mai

Quem acompanha o #OnMarketing já viu que falamos sobre formatos e planejamento de conteúdo para campanhas eleitorais online. Nesses dois posts nós reforçamos a necessidade de se fazer um calendário de conteúdo para organizar a produção de material na campanha. No post de hoje nós vamos abrir pra você o nosso método de trabalho, explicando como funciona o calendário de conteúdo que usamos aqui no Grupo Emídia e que garante a gestão e o sucesso dos nossos clientes. No fim do post, vamos disponibilizar um link pra você baixar o nosso modelo de calendário.

Nós utilizamos as planilhas do Google Drive pela organização dos tópicos em tabelas, pela facilidade de edição e pela possibilidade de compartilhamento do mesmo arquivo por vários usuários na nuvem. Assim que um membro da equipe edita o arquivo online, os demais membros com acesso ao documento já recebem a atualização em tempo real.

Personas

A primeira aba da nossa planilha é relativa às personas para as quais direcionamos nosso conteúdo. O passo a passo de como montar uma persona pode ser visto nesse post aqui. Seguindo as orientações de análise de público, essa aba contém:

Informações Pessoais: dados que deem informações não apenas demográficas (idade, classe social, sexo, etc.), mas também informações sobre a personalidade e estilo de vida.

Informações Profissionais: dados sobre a área de atuação da persona.

Rotina: atividades que ela desempenha no seu dia a dia.

Aspirações: quais objetivos essa persona almeja alcançar.

Dores e Necessidades: quais obstáculos a impedem de alcançar esses objetivos

Influenciadores: quem é responsável por ajudar a formar sua opinião, onde e com quem ela se informa.

É fundamenta definir as personas, ou seja, o público com o qual você irá comunicar.
É fundamenta definir as personas, ou seja, o público com o qual você irá comunicar.

Como você verá no nosso modelo, exemplificamos com quatro personas diferentes. Isso porque, muitas vezes, é necessário levantar mais de uma persona e segmentar a produção de conteúdo para que ele seja mais eficiente. Nas eleições, o levantamento de algumas personas será extremamente necessário, pois como o eleitorado é muito amplo, pensar em materiais para atingir todo o universo de pessoas poderá gerar conteúdos superficiais e pouco engajadores.

Conteúdo do Blog/Site

Na segunda aba, contemplamos o calendário de postagens do blog com todas as informações pertinentes à produção de conteúdo. Como você poderá ver na planilha, nessa área determinamos as datas de produção e de postagem do conteúdo, o tema, a persona para quem ele se direciona, o formato em que será produzido (texto, vídeo, posdcast, infográfico, galeria de imagens, etc.), o título, as palavras-chave, o briefing, observações, links de referência para o redator e o status de produção, para o acompanhamento das fases pela equipe.

Defina um planejamento de conteúdo eficaz para criar uma linha de postagens estratégica
Defina um planejamento de conteúdo eficaz para criar uma linha de postagens estratégica

Mídias Sociais

Na terceira e quarta abas, nos dedicamos ao conteúdo das mídias sociais. A aba de Editorias determina quais os temas principais a serem abordados. No caso da campanha eleitoral, exemplos de editorias poderiam ser "Saúde", "Educação", "Transporte", "Motivacional", "Juventude", "Universitários", "Mercado e Empregos" e assim por diante. Na hora de definir as editorias, pense nas personas e quais os temas, formatos e canais mais importantes pra elas. Você pode completar o quadro indicando em quais mídias cada editoria será utilizada e as hashtags relacionadas ao tema. 

Defina as editorias das mídias sociais para uma melhor distribuição do seu conteúdo.
Defina as editorias das mídias sociais para uma melhor distribuição do seu conteúdo.

Na aba do calendário de mídias sociais nós tomamos como exemplo a utilização do Facebook e Instagram. Essa será a aba com a maior parte de informação, pois tem orientações determinadas pelo planejamento para redator e designer. Separada por dias da semana, ela aborda o briefing dos posts, o texto usado na peça e o texto usado na legenda do post para o Facebook e Instagram.

O Calendário de Postagens nas mídias sociais é fundamental para traçar o conteúdo da sua página.
O Calendário de Postagens nas mídias sociais é fundamental para traçar o conteúdo da sua página.

 Resultados

Por fim, reunimos na mesma planilha os resultados a serem acompanhados pela equipe de marketing nos canais trabalhados, no caso, Facebook, Instagram e Site/Blog. Nessa aba, você poderá registrar semanalmente o aumento de seguidores nas mídias sociais, o alcance dos posts, o engajamento, as interações recebidas e o número de posts que foram publicados. Na área do site, em verde, é possível registrar semanalmente os conteúdos mais acessados.

Mensurar os resultados da sua estratégia é imprescindível para avaliar o que está dando certo e o que deve ser reavaliado.
Mensurar os resultados da sua estratégia é imprescindível para avaliar o que está dando certo e o que deve ser reavaliado.

Essa foi a apresentação do nosso calendário de conteúdo. Você pode acessar aqui nosso modelo disponibilizado no Google Drive. Para editá-lo, você deverá possuir um login no Google e clicar em "Fazer uma Cópia" dentro de "Arquivo" .

Se ficou alguma dúvida ou se você tem algo a acrescentar ou sugerir, fique à vontade para deixar um comentário. Será um prazer ouvir a sua opinião.