Tudo o que você precisa saber antes de abrir um e-commerce

  20/Abr

De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as expectativas de crescimento do  e-commerce brasileiro em 2018 é de 15%  em relação o ano passado. Em 2017, foram realizados 203 milhões de pedidos. O esperado para fecharmos o atual ano são 220 milhões demandas neste comércio eletrônico, além da previsão de faturamento de R$ 69 bilhões - 10 bilhões a mais do que em 2017. Não nos restam dúvidas de que abrir um e-commerce é o melhor investimento que um empreendedor pode fazer agora para alavancar o seu negócio.

Antes de dar os primeiros passos, nós separamos algumas informações importantes que você deve saber antes de abrir a sua loja virtual.

Leia também:

As vantagens de ter uma loja virtual

5 principais tendências do mercado de e-commerce para 2018

Por que criar o seu site com o Grupo Emedia?


O que eu devo saber antes de abrir um e-commerce?


Faça um planejamento

Certamente essa primeira etapa serve para a maioria das coisas que resolvemos fazer na vida. Com a sua loja virtual não poderia ser diferente. Nenhum negócio, seja físico ou online, sobrevive por muito tempo sem um plano de ação estruturado. Antes de começar o seu trabalho com e-commerce, estabeleça quais são os seus objetivos e desafios a curto, médio e longo prazo. Dessa forma será mais fácil corrigir suas estratégias com o passar do tempo. É neste momento também que você deverá definir o seu público-alvo, para então traçar as suas estratégias.

Quero melhorar os resultados da minha empresa



Conheça a legislação atual

Você como empreendedor tem o  dever de saber ou pelo menos ter uma noção básica sobre as leis que regem o mercado em que você está entrando. Mantenha-se atualizado com a legislação tributária vigente. No caso específico do e-commerce, por exemplo, houve uma alteração importante na cobrança do ICMS entre estados. Faça a sua parte e evite transtornos futuros.

Faça um bom marketing de conteúdo

O seu público-alvo precisa saber que o seu produto existe para que ele comece a considerá-lo no mercado online. Por isso, invista em conteúdos relevantes e publique-os no blog da sua marca, em sua página nas redes sociais e  aposte em campanhas de marketing para atingir o seu público-alvo logo no início da operação. Veja também:Como vender meus produtos nas redes sociais? Como fazer um planejamento de marketing digital.


Teste tudo antes

Você como empreendedor deve garantir a funcionalidade de tudo o que está presente em sua loja virtual, qualquer falha pode ser o suficiente para o comprador busque outra página concorrente. Por isso, antes de colocar o seu negócio online, teste cada botão, ferramentas, verifique se a plataforma que sustenta o seu e-commerce está operando corretamente.




Diversifique a forma de pagamento

A sua empresa precisa atender aos  mais diferentes perfis de clientes que circulam pelo mercado virtual. Embora o cartão de crédito seja o preferido dos brasileiros na hora da compra, a sua loja deve colocar à disposição também outras formas, como boleto, débito, depósito…Já pense nisso quando buscar pela plataforma que irá operar esse processo de compras e vendas do seu e-commerce. Leia também o nosso post: E-commerce: O que é um gateway de pagamento?


Agora que você já viu tudo o que precisa saber antes de abrir um e-commerce é hora de colocar a mão na massa e criar logo a sua loja online. O Grupo Emedia está há mais de 10 anos atendendo a diversos tipo de empresas que buscam resultados reais em suas vendas por meio da elaboração de estratégias de marketing digital focadas diretamente nos objetivos que o cliente deseja.  


Entre em contato com um de nossos consultores e venha conhecer a nossa agência! A nossa equipe está preparada para te oferecer todo o suporte que o seu negócio precisa para criar um site.