E-commerce: O que é um gateway de pagamento?

  13/Abr

Ao desenvolver um e-commerce, todo empreendedor deve fazer um planejamento estratégico de como vai ser a sua loja virtual, porém um detalhe fundamental que deve ser visto com atenção é a forma de como você irá receber pelas vendas de seus produtos.  Qual sistema que irá permitir que seus clientes efetuem um pagamento de forma ágil e eficiente? Para que você entenda melhor como funciona esse processo e não tenha problemas com isso em seu e-commerce, vamos explicar no post de hoje o que é o gateway de pagamento.


Leia também nossos outros posts:

5 principais tendências do mercado de e-commerce para 2018
Por que criar o seu site com o Grupo Emedia?
As vantagens de ter uma loja virtual


O que é Gateway de Pagamento?

É uma ferramenta utilizadas por empresas de e-commerce que servem para a transmissão de dados entre clientes, comerciantes e seus bancos. O Gateway de pagamento funciona como uma interface que é instalada em um servidor remoto e  mantida por uma operadora financeira que autoriza pagamentos de transações feitas online. O Gateway de Pagamento também podem ser equipados para serem utilizados em processos de compra e venda via telefone.


Quero melhorar os resultados da minha empresa

 

Como funciona?

Assim como muitos clientes efetuam a compra de um produto em uma loja física inserindo o seu cartão na maquininha, no e-commerce o processo funciona da mesma forma. Quando um cliente envia informações de seu cartão de crédito, ela é codificada e transmitida por meio do Gateway de Pagamento. Este por sua vez, envia as informações para o banco do cliente confirmando se o cartão é válido e se existem fundos suficientes disponíveis ou de crédito para que se processe o pagamento, enviando a aprovação caso tudo esteja correto. O comerciante, ao receber essa informação pelo sistema libera o produto para a entrega.

Quais as vantagens?

- Os valores pagos pelos clientes são transferidos diretamente para a conta bancária de sua loja virtual. Sua empresa será a responsável por aprovar ou não cada compra além de definir como será o parcelamento.

- Possibilidade de negociar as taxas diretamente  com as operadoras de cartão de crédito e o banco. Mediante a um volume maior de vendas, você pode conseguir taxas bastante atraentes.

- Adaptam-se a praticamente qualquer tipo de processo de checkout e cobrança

- Fornecem ferramentas para a própria loja fazer a gestão de risco e financeira

- O mercado já oferece alguns gateways mais robustos, com recursos avançados para aumentar a aprovação de pagamentos, como:Compra com 1 Clique, Pagamento com 2 cartões, Cobrança Recorrente, Conciliação Financeira, Estorno de Pagamentos e Redundância de Operadora .

São indicadas como principal opção para e-commerce de médias e grandes operações que precisam de maior controle sobre os seus pagamentos.

Desvantagens

- Ao instalar um gateway de pagamento em sua página, o sistema não irá protegê-la das fraudes. Para isso, o empreendedor deverá contratar uma empresa separada que irá oferecer uma ferramenta de gestão de risco para o seu negócio. Este é um processo bem simples de ocorrer, visto que, normalmente, os gateways  facilitam essa integração.

 - Antes de iniciar as suas vendas online, a sua empresa deverá firmar um convênio de e-commerce diretamente com operadoras e bancos, o que é processo mais demorado, leva de 30 a 60 dias. Além disso, a ativação (ou homologação) desses convênios, pode levar mais 15 dias aproximadamente.



Intermediários

Ao planejar o sistema de pagamento de seu e-commerce, você irá se deparar também os intermediários que também são opções de pagamento para lojas virtuais, porém com algumas características diferentes dos gateways. É muito importante que o empreendedor saiba distinguir uma ferramenta da outra. Confira!

Ao acessar páginas de e-commerce com intermediários como forma de pagamento, o cliente é levado no momento da compra a um novo ambiente, no qual precisará se cadastrar e finalizar o negócio. Todo o procedimento é codificado para garantir a segurança dos dados.

Vantagens: O intermediário de pagamento poupa o proprietário da loja virtual de assinar um contrato burocrático com bancos e empresas de cartão de crédito, Essa é, por sua vez, a principal característica que o diferencia do gateway de pagamento.

Outra vantagem é que próprio intermediário de pagamento se responsabiliza pela análise de risco e aprovação de vendas com cartão de crédito. Assim, o lojista automatiza todo o processo, sem precisar de convênio com administradoras terceiras,  estando protegido de fraudes, além de evitar a burocracia de contratar cada operadora ou banco individualmente.

Desvantagens: Ao contratar um intermediário de pagamento, empreendedor paga uma comissão de suas vendas para a empresa dona da tecnologia. Além disso, o tempo de aprovação do pedido de compra é maior do que quando o site é estruturado com um gateway.

Os intermediários de pagamento são indicados para os pequenos e médios empreendedores.

Os preferidos no mercado

Listamos abaixo os cinco principais e mais utilizados gateway de pagamentos no mercado de e-commerce.

 Moip*

Braspag

Cielo

Safety Pay

Redecard

*O Moip é considerado um dos melhores gateways de pagamento, o mais completo e que encontra-se em expansão em todo o mundo atualmente.

 Dica: Antes de definir qual ferramenta irá contratar, o empreendedor deve considerar se o gateway escolhido vai tornar o seu processo mais ágil e menos oneroso. Ele vai ajudar a sua loja a atingir as metas de crescimento? Lembre-se sempre de pesquisar se outras lojas clientes deste sistema estão satisfeitas com ele.

 Qual o valor deste investimento?

Há diversas empresas de Gateway de Pagamento no mercado hoje em dia que oferecem variados tipos pacotes, serviços e taxas. Como cada tipo de negócio  tem o seu perfil e especificações, não tem como apresentar uma média de custo. Geralmente os planos de contratação são baseados em pequenas taxas fixas por transação, cobradas de forma pré-paga ou pós-paga com mensalidade, assim como um telefone celular.

Venha criar o seu e-commerce com o Grupo Emedia! Com uma equipe completa e profissional, nós oferecemos todo o suporte que sua empresa precisa para criar uma loja virtual. Quer saber mais?  Entre em contato com um de nossos consultores e  conheça a nossa agência!