As vantagens de ter uma loja virtual

  16/Mar

Em 2017, o comércio virtual obteve um crescimento de 12% em relação ao ano anterior e um faturamento de 59,9 bilhões de reais, segundo dados da ABComm, e a previsão para 2018 é um crescimento ainda maior de cerca de 15%. O número de compradores ativos em 2017 aumentou em 31%, o que representa um total de 23,1 milhões de clientes online. Uma das vantagens que o internauta brasileiro mais destaca nesse tipo de compra é a percepção de que os produtos vendidos pela internet são mais baratos do que nas lojas físicas.


Empreendedores de todos os setores têm encontrado novas maneiras de atender as necessidades de seus clientes por meio do desenvolvimento de lojas online, ou e-commerce. Essa modalidade vem conquistando cada vez mais brasileiros que tanto consomem esse tipo de comércio quanto são responsáveis pela criação desse tipo de negócio.


Veja ainda outros dados referentes ao desenvolvimento do e-commerce no Brasil:

 

Regiões que mais compram:

  • Sudeste – 63,8%

  • Sul – 14,5%

  • Nordeste – 12,5%

  • Centro-Oeste – 6,6%

  • Norte – 2,6%

Categorias com maior volume de pedidos:

  • Livros, Assinaturas e Apostilas

  • Eletrodomésticos

  • Moda e acessórios

  • Cosméticos e Perfumaria / Cuidados Pessoais / Saúde

  • Telefonia / Celulares

Leia também:


Precisando vender mais? Aposte no Marketing Digital


Quando contratar marketing digital de alta performance?



Além de todos esses números e valores apresentaremos neste post uma série de outras vantagens de ter uma loja online.

6 razões para investir em um e-commerce

Se você se ainda não se convenceu de que abrir uma loja online é um bom negócio, confira abaixo alguns importantes aspectos positivos sobre investir em um e-commerce.

Custos reduzidos

O simples fato de ser um loja virtual te poupa da necessidade de investir em uma infraestrutura para receber o cliente. A locação de um espaço bem localizado demanda valores tão altos que muitos comerciantes não dão conta de arcar com esses custos e acabam fechando as portas logo no primeiro ano.

No caso do e-commerce, você pode estocar o seu produto em casa mesmo. Caso o seu negócio exija algo maior, o aluguel de um armazém ou galpão ainda fica mais em conta do que o de uma loja física.

Veja aqui  10 motivos para ser cliente do Grupo Emedia.

Atendimento 24h

Essa é uma grande vantagem para quem abre um negócio online e principalmente para o cliente que tem a comodidade de comprar o que quiser a qualquer momento, seja feriado, fim de semana ou em horários não comerciais. A sua loja está “aberta” dia e noite, não precisa de atendentes ou alguém conectado para vender.


Maior alcance e visibilidade

Pessoas de todo o planeta podem encontrar a sua loja e visitá-la se ela for virtual.  Você precisa apenas buscar meios ou parcerias certas que transportem o seu produto até o consumidor. Mesmo se tratando de cruzar fronteiras nacionais,  já existem algumas políticas de incentivos governamentais que facilitam o processo de exportação de produtos por pequenos empreendimentos. É um ótima forma de ampliar potenciais compradores de seu produto.


Comodidade

As pessoas optam cada vez mais por processos mais simples, rápidos e eficientes. De acordo com o estudo The Shopper Story 2017, divulgado pelo empresa de tecnologia Criteo, 64% dos brasileiros compram online produtos que viram em lojas físicas. Poder comprar um produto na hora em que você está mais à vontade ou disponível e em poucos dias tê-lo em suas mãos sem precisar enfrentar trânsito, tumulto ou filas é um dos maiores ‘luxos” que a modernidade tem proporcionado a todo mundo.  Mesmo se você já tem uma loja física, vale considerar estendê-la para o mundo virtual.

Segurança

Se há tantas pessoas comprando cada vez mais pela internet é porque elas se sentem seguras fazendo isso. Há alguns anos as coisas não funcionavam tão bem assim e muitos não confiavam nesse mercado virtual. Porém hoje, os sistemas estão mais evoluídos e consolidados, há mais profissionais qualificados nessa área que desenvolvem lojas online bem estruturadas que conquistam a confiança do consumidor oferecendo um trabalho sério e de qualidade, além disso os processos de pagamento são gerenciados por instituições certificados e com alto nível de segurança, contanto inclusive com sistemas anti-fraude.

Monitoramento de seu consumidor

Esse é um grande diferencial que você tem quando se cria um e-commerce: ao se conectar com um mundo de pessoas que se interessam pelo seu produto, compram, simplesmente visitam a sua página ou deixam algum dado de contato, é possível conhecer melhor e entender as necessidades de seus clientes, bem como elaborar uma estratégia de comunicação com elas.


Dessa forma, é possível analisar o perfil e o comportamento dessas pessoas, saber quais produtos são mais buscados, quais CTAs são mais clicados, qual é o horário com maior tráfego, as datas em que as vendas aumentam... Além de muito mais dados que te ajudarão a criar campanhas de marketing e a fortalecer um relacionamento personalizado com elas. Leia também nosso post: Entenda o comportamento do consumidor moderno.





Na internet você vai precisar comprar um domínio, escolher uma boa plataforma de e-commerce e uma boa consultoria especialista para lhe dar todo o suporte necessário para que o seu negócio funcione bem.

O Grupo Emídia conta com uma completa equipe de profissionais pronta para te ajudar a abrir o seu e-commerce. E aí? Vamos abrir a sua loja online? As vantagens você já conhece. Entre em contato com um de nossos consultores para saber mais! Venha conhecer nossa agência.