5 principais tendências do mercado de e-commerce para 2018

  06/Abr


Uma das principais apostas do mercado de vendas tem sido o e-commerce. Isso porque, uma das vantagens de ter uma loja virtual é o crescimento do mercado em um ritmo que desperta o interesse de empreendedores e empresários dos mais variados setores.

Em 2017, o crescimento foi de 12% em relação ao ano anterior e a previsão para 2018 é de um crescimento ainda maior chegando aos 15%, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Para ajudar você que está pensando em investir em e-commerce em 2018, listamos abaixo 5 tendências que o mercado espera para os próximos meses e que têm grandes chances de serem concretizadas como consequência natural desse processo virtual.

Confira também:

Por que criar o seu site com o Grupo Emedia?
As vantagens de ter uma loja virtual
Precisando vender mais? Aposte no Marketing Digital

5 tendências para o e-commerce em 2018

1) Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital já muito utilizada no segmento virtual devido ao seu baixo custo e grande eficiência. Com as ferramentas de Inbound Marketing você conquista mais cliente e educa o mercado. A grande aposta está em uma abordagem voltada para a atração de consumidores por meio do marketing de conteúdo, com a publicação de  conteúdos qualificados em blogs e mídias sociais, inclusive em forma de vídeo. A sua loja ainda ganha autoridade e consegue, de forma mais fácil divulgadores espontâneos para o seu e-commerce.  

Leia mais: O que faz uma agência de marketing de conteúdo?

2) Chatbots

Oferecer ao consumidor uma experiência diferenciada e exclusiva se tornou algo fundamental em qualquer tipo de mercado. O chatbots é uma ótima opção que tem sido explorada já em muitas lojas virtuais. Por meio da troca de mensagens em aplicativos (Facebook, Instagram, Messenger, por exemplo) que atendem, solucionam pequenas dúvidas e realizam vendas de forma automática com baixo custo, você torna o processo de vendas do seu e-commerce mais ágil e sem “fila de espera”.

3) Mídias Sociais

As mídias sociais são ótimos canais para se trabalhar campanhas publicitárias e estreitar o relacionamento com o público-alvo e potenciais clientes de sua loja virtual. Porém, estar apenas presente nessas plataformas não basta. Você precisa estar ativo. Por isso, você deve fazer um planejamento definindo objetivos e formas de alimentar a sua página nessas redes sociais de forma contínua para chegar até as personas que deseja atrair. Estabelecer uma comunicação direta, interativa e personalizada com os seus seguidores também é fundamental para gerar valor e engajamento dessas pessoas com a sua marca.

4) Vídeo

O uso intensivo deste recurso é uma das tendências mais fortes para o e-commerce de 2018, pois é uma ferramenta que pode aumentar significantemente o número de conversões em sua loja virtual. O vídeo é um formato muito mais fácil de ser consumido pelas pessoas, permite uma aproximação maior do cliente com o seu produto que se torna mais atrativo do que apenas com o uso de fotografia, além disso, esclarece dúvidas e ainda tem a possibilidade de oferecer tutoriais explicativos.


Quero melhorar os resultados da minha empresa

 

5) Omnichannel

A forma como as pessoas interagem e consomem produtos mudou muito ao longo desta última década. A fim de oferecer uma experiência mais imediatista e única ao clientes, muitas empresas estão investindo em diferentes canais de venda para comunicar a marca, conhecer melhor o seu público-alvo e, principalmente, converter mais. Esse conceito de canais integrados (omnichannel) permite que o consumidor não apenas compre, mas decida cada passo até que o produto chegue em suas mãos. É uma interação do universo online e offline que o e-commerce reúne como diferentes experiências por meio de campanhas de marketing a fim de  entreter, educar e influenciar o consumidor.

Agora que você já sabe quais as principais tendências para o mercado de e-commerce em 2018, venha para o Grupo Emídia! Nós contamos com uma completa equipe de profissionais pronta para te ajudar a abrir o seu e-commerce. Entre em contato com um de nossos consultores para saber mais! Venha conhecer nossa agência.