Transformamos em sucesso o modelo de negócio de um portal de notícias

  21/Dez

Imagem

O Cliente

A Tribuna de Minas é um dos jornais mais tradicionais e de maior credibilidade da cidade de Juiz de Fora e região, com circulação diária e tiragem acima de 5.000 exemplares. O impresso pertence ao Grupo Solar de Comunicação, que é também responsável pela Rádio CBN, Rádio Solar e pelo site Tribuna de Minas.

O Briefing

Construir um projeto moderno de conteúdo digital para o jornal Tribuna de Minas que fosse capaz de marcar um novo momento para os 35 anos de empresa em 2017.

Imagem


Desenvolvimento de estratégia

Ficamos meses estudando o mercado de conteúdo online para veículos de comunicação aqui no Brasil e no resto do Mundo. Analisamos centenas de dados que nossa equipe de inteligência levantou, tendências de consumo de conteúdo, projetos comerciais para portais, usabilidade mobile e desktop e linguagem de programação dos maiores portais e design de interface.


A Solução

Depois de estudar os dados de comportamento dos usuários do antigo site da Tribuna de Minas, vimos que 60% do tráfego era proveniente de dispositivos móveis e essa tendência é aumentar a cada ano. Com isso, criamos uma plataforma plataforma digital pensada para smartphones, que prioriza a experiência de uso de notícias em celulares. Entender o seu público alvo e o comportamento deles dentro do seu site é fundamental para a tomada de decisão.

Mas não abandonamos o desktop, construímos 2 versões (mobile e desktop) respeitando as características de usabilidade de cada uma. Alinhamos todas as notícias ao centro e acabamos com a lateral do site nas páginas internas. Toda prioridade de espaço é para a notícia, com fontes e espaçamentos grandes e tipografia que permite leitura em todos os tamanhos de dispositivos.

Todo o projeto de monetização do portal foi refeito, priorizando a venda dos espaços comerciais através de impressões (CPM) ao invés de patrocínio, como era feito no formato anterior. A mudança no formato comercial permitiu a entrada de mais anunciantes com verbas flexíveis, que passaram a comprar mídia sob demanda, de acordo com o tamanho do budget que tinham para o projeto.

Além dessa mudança no formato comercial, implementamos diversas outras modalidades de compra de mídia como anúncios em vídeo, publieditorial, native ads, shopping de produtos, adsense  e projetos especiais.

O Resultado

O novo projeto foi lançado em Julho de 2017 e os resultados apresentados abaixo foram coletados em Novembro do mesmo ano (apenas 4 meses depois).

Aumento de 30% no número de usuários únicos do portal

Aumento de 15% no total de acessos ao portal

Aumento de 200% nas receitas em 4 meses de trabalho

Aumento no volume de clientes anunciantes


Depoimento de um cliente satisfeito é a melhor recompensa do trabalho

Confira o depoimenta da Suzana Neves, diretora geral da Tribuna de Minas:

Imagem


Fale com o nosso consultor e vamos analisar as estratégias digitais para a sua empresa

Que bom que conheceu um pouco mais do nosso trabalho. Mais do que falar, gostamos de mostrar o que fazemos, como fazemos e apresentar dados quantitativos para que você possa entender como podemos trabalhar juntos na sua empresa. Se você se interessou pelos resultados e pela nossa metodologia de trabalho, vamos bater um papo e deixe-nos entender melhor como podemos trabalhar o marketing digital da sua empresa.