Como dobramos o número de matrículas na faculdade FACSUM em apenas 3 vestibulares

  03/Abr


Imagem


O Cliente

A Faculdade do Sudeste Mineiro (Facsum/FJF) é uma instituição privada criada em 2003, na cidade de Juiz de Fora (MG), que faz parte da rede de coligadas da Unip (Universidade Paulista), integrante do Grupo Objetivo. No mercado há 15 anos, a Facsum oferece uma infraestrutura completa e moderna onde são capacitados profissionais competentes para o mercado. Atualmente, são ministrados 15 cursos de graduação oferecidos em turmas semestrais.

 Conheça também outros cases de sucesso:

O reposicionamento de uma cervejaria que ganhou as redes sociais

Uma estratégia de sucesso para o mercado imobiliário

Uma estratégia de SEO que gerou 3000 mil leads em 5 dias

 O Briefing

Mudar as suas estratégias de marketing. Até então, em 2013, todo o investimento da instituição era focado em medidas offline. A Faculdade Facsum/FJF procurou o Grupo Emedia com o objetivo de criar estratégias de marketing digital a fim de gerar captação de novos alunos, os mesmos que se inscreviam para o processo seletivo mas acabavam não fazendo a prova ou desistindo do curso antes mesmo de começar.

O Conceito

Construir ativos de marketing que pudesse comunicar informações sobre os cursos e a instituição em si para relacionar com potenciais assuntos. Implementar um eficiente sistema de gestão para otimizar a etapa de conversão de alunos inscritos e alunos matriculados na instituição de ensino. O conceito dessa estratégia foi trabalhado em três momentos distintos:

1º) Construção de conceitos e conteúdos para uma divulgação sobre a Facsum/FJF e cursos oferecidos;

2º) Compra de mídia. Aplicação das estratégias de marketing digital atraindo os estudantes em potencial para os canais de comunicação da instituição de ensino a fim de gerar leads.

3º) Criação de um CRM para gerenciar a nova base de alunos inscritos convertidos.

 Desenvolvimento de Estratégia

Em análise ao caso apresentado, foi detectado que as campanhas de divulgação que vinham sendo feitas atraiam as inscrições, mas a gestão de leads cadastrados estava totalmente engessada. Somado a isso, o momento de crise econômica e as mudanças nas regras do FIES prejudicaram a atração de alunos de forma geral no mercado da educação superior.

Como solução, foi proposta uma estratégia que mexeu não só no marketing, mas em todo o processo de vendas de novas matrículas da instituição de ensino.

Quero melhorar os resultados da minha empresa

 

A Solução

Iniciamos um trabalho de marketing digital para captação de alunos da instituição Facsum em Juiz de Fora que utilizava 100% de sua verba publicitária em ações de marketing offline.

1. Landing Page com foco em conversão

Para a campanha do vestibular, desenvolvemos um hotsite de inscrição totalmente focado na conversão de inscritos com o objetivo de trazer interessados para o funil de vendas da faculdade. A landing page do hotsite foi criada com elementos estratégicos para favorecer a geração de cadastros:     


· CTAs (Call To Action) estrategicamente posicionados ao longo da página favorecendo a tomada de decisão em diferentes pontos da leitura;

·    Principais informações acima da dobra;

·    Informações completas em um só lugar;

· Depoimentos de ex-alunos atestando a qualidade do ensino;

·   Prova Social, mostrando os amigos do usuário que também curtem a instituição.

Imagem
 
Imagem

Produção de 15 vídeos de apresentação de cada curso oferecido pela Facsum/FJF. Ao todo, somam-se MAIS DE 110 MIL VISUALIZAÇÕES neste material que está disponibilizado no canal da instituição no YouTube.


                                   

2. Sistema de Gestão de Inscritos no Processo Seletivo

Mas o mais importante de todo o nosso trabalho seria promover uma gestão facilitada e eficiente dos cadastros vindos do hotsite. Por isso, desenvolvemos um sistema de gestão de relacionamento para:

· reunir todas as informações do cliente cadastrado,

   · monitorar e gerir a sua evolução no processo seletivo,

   · medir a taxa de conversão do site,

   · verificar os cursos que geraram mais inscrições,

  · permitir controle de presentes e ausentes na prova.

                                          

Imagem

3. Marketing e Comercial integrados

Um dos grandes diferenciais do sistema foi evidenciar, por meio da apresentação dos dados coletados, os papéis dos departamentos de marketing e comercial. Com o aumento dos players no mercado educacional e a grande competitividade entre as instituições, contar apenas com as estratégias de marketing para a atração de novos cadastros não é mais o suficiente para gerar a conversão de alunos.

Por isso, é importante que o departamento comercial entre em jogo, atuando fortemente junto aos estudantes cadastrados, contribuindo para o aumento do número de presentes no vestibular. Dessa fase adiante, o potencial de conversão cresce consideravelmente.

Os inscritos foram tagueados como “Presentes” ou “No-Show” de acordo com o comparecimento ou não na prova agendada.  Assim, o departamento comercial pôde contatar todos os ausentes para reagendar a prova e, mais importante, pegar o feedback sobre o não comparecimento. Umas das medidas tomadas a partir do feedback foi o envio de SMS um dia antes da prova para lembrar aos estudantes sobre o vestibular.

O Resultado

Imagem
 

Você tem uma instituição de ensino e quer conquistar os mesmos resultados ? Vamos bater um papo, como pode ver, temos muito conhecimento no segmento de educação e estamos conquistando grandes resultados para nossos clientes. Clique na imagem abaixo e faça contato comigo. Estou te esperando.